Notícias


20/03/2015 - Uso de drones chega à construção civil

Conhecidos como drones, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) têm sido cada vez mais utilizados como ferramenta de trabalho, seja por bombeiros, veículos de comunicação e, agora, pelo ramo da construção civil.

A tecnologia tem sido uma mão na roda à construção civil, principalmente no auxílio para que as empresas avaliem terrenos, visualizem melhor a área e tenham noções exatas de como o projeto pode se encaixar a topografia. Os aparelhos também ajudam a vender e fornecer informações sobre o cronograma das obras às pessoas que compram na planta. Conforme se avança o empreendimento, o cliente pode acompanhar por filmagens.

Em Osasco, o Banco de Projetos Imobiliários é a primeira construtora a utilizar a tecnologia para acompanhar as obras. “Na Banco de Projetos o drone não é usado aleatoriamente, apenas em nossos empreendimentos, ou seja, em áreas onde não há fluxo de pessoas. Além disso, eu mesmo opero o aparelho, pois fiz o curso com instrutor licenciado”, explica Jean Paul Cutrona, diretor da empresa.

Segundo Cutrona, mesmo que ainda não haja regulamentação oficial no Brasil, é preciso se atentar à necessidade de normas claras para garantir a segurança da população, porque há quem sobrevoe áreas povoadas, e também a privacidade.

Regulamentação
O uso dos drones no país receberá regras até o final do ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A proposta deve restringir o uso livre como acontece hoje, além de proibir o sobrevôo em locais privados como carros e imóveis, e treinamento do operador do aparelho. Atualmente, os operadores da tecnologia precisam apenas seguir regras estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica.

Fonte: http://www.visaooeste.com.br/uso-de-drones-chega-a-construcao-civil/



< RETORNAR


 
Desenvolvido por InWeb Internet